5 Formas de Diminuir a Pirataria do seu Produto Digital

Pirataria é algo comum, mas não é normal. É algo ilegal e que certamente irrita muito os novos empreendedores web, mas os mais antigos já estão acostumados a tomar algumas medidas para que esta distribuição ilegal do seu produto seja consideravelmente diminuída.

Certamente muitos empreendedores ficam tentando criar diversas formas de proteger seus produtos contra a pirataria. A realidade é que existem sim formas simples de diminuir a pirataria do seu produto, mas não de acabar com ela. O único lado bom que vejo nisto é que isto é um sinal de que estamos fazendo bem o nosso trabalho, pois geralmente só os bons são copiados e pirateados. Até mesmo os pilantras não gostam de piratear qualquer coisa.

É possível acabar com a Pirataria?

Acredito ser uma ingenuidade nós empreendedores tentar acabar com a pirataria, pois se pararmos para pensar por momento, já reparou o tamanho das empresas as quais seus produtos são campeões em pirataria? Exemplo: Microsoft, criadora do Windows e Office a qual seu dono é 2º homem mais rico do mundo. Adobe, criadora do Photoshop, Dreamweaver, After Effects e outros softwares os quais são os mais utilizados em edição de imagens e efeitos digitais, sem contar as gigantescas empresas de games e músicas que também produzem produtos digitais.

Ou seja, as bilionárias empresas de tecnologia que trabalham com Programação Científica altamente avançada, também tem os melhores profissionais a sua disposição para trabalhar somente nesta área de proteção ao produto, não conseguem proteger seus produtos de serem pirateados. Imagina eu e você que somos pessoas comuns tentar impedir a distribuição ilegal dos nossos produtos (pdf, scripts, vídeos e áudios)?

Como amenizar a Distribuição Ilegal do seu Produto Digital

Para aqueles que trabalham com infoprodutos, ou seja, produtos de informação como eBooks e Vídeo-aulas, existem algumas medidas que você pode tomar para amenizar a pirataria do seu produto, mas isto não acaba com ela.

1. Crie conteúdo em Vídeos:

De início ao pensar em criar um produto digital, pense sempre na possibilidade de criar conteúdo em vídeo. Caso você já tenha o seu produto em formato de eBook (PDF, ePub ou EXE) pense na possibilidade de transformar este conteúdo em vídeo-aulas, ou seja, transforme em slides os quais você irá narrar as informações que dejesa passar.

Vídeos são mais difíceis de serem pirateados em comparação com os eBooks em PDF. Por 2 motivos, primeiro que o serviço de internet no Brasil ainda é muito ruim e a maioria das pessoas tem internet de baixa qualidade (lenta), ou seja, eles conseguem baixar um ebook em PDF que são arquivos pequenos do que arquivos de vídeos que são bem maiores. O segundo motivo eu explico abaixo.

2. Opte sempre pelo acesso Online:

Muitos empreendedores criam eBooks com senha, comprimem arquivos para ficarem no formato .ZIP ou .RAR e colocam senha para poder abrí-los, mas nada disto adianta. Além de ter diversos programas que quebram senhas desses tipos de arquivos, isto também lhe dá um imenso trabalho em relação a clientes que esqueceram a senha ou a senha não está funcionando. Imagine também que você tenha 10 produtos, você terá que guardar muito bem as 10 senhas e se perdê-las terá que comprimir o conteúdo original de novo e fazer o trabalho todo de novo. Simplesmente não vale a pena.

A melhor forma de criar conteúdo e entregar ele ao cliente é através do acesso online. A pessoa adquire o produto e se cadastra em seu site para ter acesso a uma área restrita onde ela irá acessar ao conteúdo adquirido.

3. Jamais Forneça Link de Download

Apesar de já ter explicado acima a vantagem do acesso online, espero que fique claro a importancia de você não oferecer links de downloads do seu produto com exceção de poucos casos como: Bônus do seu produto ou caso o seu produto seja scripts, softwares ou templates em HTML ou PSD, ou também qualquer outro tipo de produto que realmente não possa ser transformado em vídeos.

Para não ter nenhum tipo de contestação de clientes em relação a isto, deixe bem claro na página de vendas do produto ou no mínimo nos termos de compra de que esta é a forma de entrega do produto. Deixe sempre bem claro para o cliente a forma como ele irá acessar o conteúdo adquirido.

4. Crie um Programa de Afiliados

Esta opção certamente diminui muito a distribuição ilegal do seu produto, pois somente completos idiotas irão compartilhar algo com o qual poderiam ganhar dinheiro com ele. Ofereça uma boa comissão para aqueles que quiserem indicar e promover o seu produto. Esta é uma dica simples, mas a maioria das pessoas quando criam seus próprios programas de afiliados pensam somente na divulgação do seu negócio. Poucos tem consciência de que esta é uma formas mais eficaz para diminuir a distribuição ilegal de seus produtos.

5. Crie um Aviso sobre os Direitos Autorais

Apesar de não precisar, pois faz parte do bom senso, é importante criar um aviso sobre os direitos autorais e embutir no seu produto somente para ratificar ao possível pirata o que ele não tem direito de fazer caso queira distribuir parcialmente ou integralmente o seu conteúdo.

E você o que faz para proteger os produtos e diminuir a pirataria?

Compartilhe abaixo nos comentários a sua opinião e sugestões sobre este problema.

[fbcomments/* Instale e configure o plugin Facebook Comments - https://wordpress.org/plugins/facebook-comments-plugin/ */]