Programa de Afiliados vs. Marketing Multinível

Vamos entender o que realmente é Programa de Afiliados e o que é Marketing Multinível? Programa de Afiliados com mais de 1 nível não é programa de afiliados, é Marketing Multinível (MMN). Alguns Webmarketers antigos, mas sem conhecimento em MMN criam MMN sem saber e chamam ele de Programa de Afiliados. Porém o modelo de negócio que distribui comissões em mais de um nível é MMN e é muito mais antigo que o Programa de Afiliados e a própria internet, pois MMN foi inventado na década 1940. O MMN e o Programa de Afiliados tem algumas características em comum e ambos são apenas formas de Marketing (divulgação e criação de mercado) através de divulgadores independentes. Para que você possa entender o que ambos são de verdade eu fiz um breve resumo abaixo sobre cada um deles.

Modelo de Programa de Afiliados

Programa de Afiliados se resume basicamente em divulgação de um produto ou serviço e a cada venda proveniente desta divulgação o afiliado recebe uma comissão. O afiliado recebe por aquilo que vende! Todo dinheiro que ele ganha é resultado do trabalho dele.

Um afiliado tem também a possibilidade de ganhar uma renda passiva, ou seja, ganhar dinheiro mais de uma vez por um trabalho que ele fez apenas uma vez, exemplo: Imagine que você escreva um artigo em seu blog e neste artigo você insere alguns links de programa de afiliados e esse artigo fica para sempre publicado em seu blog. E se este for um artigo otimizado ou de conversão do seu blog, todo o tráfego que ele receber, terá uma grande chance de seus leitores clicarem nos seus links e adquirirem os produtos recomendados por você. Desta forma você receberá diversas comissões por um trabalho que você fez apenas uma vez! Esse é um dos maiores poderes de ganhos da internet.

Modelo de Marketing Multinível

O Marketing Multinível é muito mais antigo que o Programa de Afiliados, mas ambos tem o mesmo objetivo, divulgar produtos ou serviços e gerar vendas para a empresa a qual está sendo divulgada e com isto ganhar comissões. A única diferença é que com MMN você terá um potencial de ganho muito maior em comparação ao Programa de Afiliados. Além também de ter um plano de Marketing muito bem definido e que é ensinado a cada novo divulgador recrutado.

No programa de Afiliados enquanto o foco é ganhar comissões de vendas geradas através do seu link, no MMN o foco é criar fontes de renda passiva (ou residual), ou seja, recrutar cada vez mais divulgadores, ensinar eles a fazerem o trabalho e receber da empresa comissões referentes as suas vendas e as vendas dos seus recrutados.

A palavra “multi” significa “mais de um”. Portanto mais de 1 nível significa multinível. Programa de afiliados que tem mais de 1 nível passam a utilizar o modelo de Marketing Multinível. A introdução dos níveis de pagamento em Programa de Afiliados partiu da iniciativa de alguns profissionais de MMN que conheciam muito bem o do poder MMN.

Sabiam inclusive o poder do efeito que faz em uma pessoa saber que recebeu uma comissão de uma venda que ela não fez, mas sim de uma outra pessoa (downline) que ela indicou para o negócio. Pense bem, como você se sentiria em saber que tem pessoas por aí trabalhando para elas mesmo, mas ao mesmo tempo geram dinheiro para você também? Simplesmente fantástico!

E no MMN legítimo a pessoa a qual você recrutou terá as mesmas chances de crescimento que você. Eu mesmo já vi em empresas sérias de MMN um recrutado (downline) ganhando mais do que o seu recrutador (upline).

Outro detalhe importante é saber que comissão que você irá receber sempre será das vendas realizadas através de você e sua rede. A empresa não tira dinheiro do divulgador, ela retira do valor do produto vendido a comissão de cada Divulgador. Essa é uma das grandes diferenças do MMN e os golpes conhecidos como Pirâmides.

Por que a definição correta é importante

Você certamente conhece o Windows, o IOs e o Linux, apesar deles terem nomes diferentes todos são Sistemas Operacionais. Cada empresa de um MMN pode e deve dar um nome diferente para o seu MMN, mas o negócio em si sempre será MMN.

Para que tenhamos cada vez mais novos Webmarketers bem informados e sabendo o que realmente está desenvolvendo em vez de multiplicarmos cada vez mais pessoas leigas no assunto e que repetirão por aí coisas que não sabem, é importante passarmos as informações da forma correta. Costumo dizer que na internet todo mundo pode falar o que quer e com isto muitas pessoas aprendem muita coisa errada por aí, pois acreditam em tudo que lêem.

E aqui eu deixo uma dica de ouro para você não aprender coisas erradas por aí. Pesquise! Não acredite no 1º artigo que ler sobre um determinado assunto. Procure sites de especialistas no assunto ao qual deseja realmente aprender algo. Eu mesmo antes de escrever um artigo aqui no blog faço muitas pesquisas sobre o artigo que quero escrever, geralmente são assuntos que eu já conheço bem, mas é sempre bom se informar mais para não falar besteira e queimar a sua imagem e a do seu blog.

E você vai continuar falando e ensinando errado por aí?

Como empreendedor já estou acostumado a ir contra a maré e me recusar a agir do mesmo jeito que a maioria das pessoas. Portanto, aqui no Blog Ganhe Dinheiro na Internet, de vez em quando você terá algumas “pauladas” como esta. Não estou aqui para falar coisas que agradam os meus leitores, mas sim trazer a você caro leitor, a verdade e realidade de forma honesta e objetiva.

Seja qual for o assunto que você Webmarketer ou futuro Webmarketer quer abordar em seus blogs e negócios online, pesquise bem antes para não falar besteira no seu blog. Mais tarde o seu leitor vai aprender o correto em outro lugar e vai notar que você é apenas um papagaio que repete o que os outros falam sem ao menos se dar conta de saber do que está falando.

Não seja assim! Concorda comigo ou discorda? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

[fbcomments/* Instale e configure o plugin Facebook Comments - https://wordpress.org/plugins/facebook-comments-plugin/ */]